Seguidores

quarta-feira, 15 de março de 2017

Os signos e a morte: homenagens póstumas e sepulturas singulares. (1)





O cemitério Père-Lachaise, em Paris, é um museu a céu aberto. Espetaculares obras de arte adornam os jazigos tanto de importantes personalidades quanto de anônimos endinheirados.
Entre essas obras, o marcante túmulo do poeta e escritor belga Georges Rodenbach se destaca. 



Retratado por Lucien Levy-Dhurmer


Executada pela escultora Charlotte Dubray em 1899, a sepultura capta com imaginação e maestria o espírito do movimento Simbolista, no qual Rodenbach estava inserido. 



Charlotte Dubray (Madame Besnard)


Fonte em que os surrealistas iriam beber futuramente, o Simbolismo foi um movimento que, encontrando expressão não apenas na literatura como também no teatro e nas artes plásticas, definiu-se como altamente individualista e subjetivo, opondo-se ao realismo e ao positivismo, e voltou-se para o inconsciente, o onírico e o místico. 





Georges Rodenbach foi um autor prolífico e influenciou muita gente em sua época e até um pouco depois, como, por exemplo, o escritor Boileau-Narcejac e seu D'entre les morts, que Hitchcock adaptou para o cinema em Um Corpo que Cai (1958). 



Retratado por Nicolas Van den Eeden


Sua obra de maior relevância é o romance arquetípico do Simbolismo Bruges-la-Morte (1892), uma estranha e atmosférica narrativa cheia de silêncio, solidão e sonhos sobre o que foi perdido. Nela, o escritor faz um paralelo entre a lamentada morte da esposa pelo protagonista e a decadência da cidade belga, melancólica e parada no tempo, que ele evoca como um ser vivente e é, de fato, a principal personagem do livro.





De sua tumba, Rodenbach estende o braço para fora e segura uma rosa: um último lembrete aos que ficaram sobre a brevidade da vida? Ou um morto que se apega ainda à beleza efêmera da existência antes de se fechar por completo em seu túmulo?

















Veja homenagens póstumas e sepulturas singulares em outros signos:

Librianos

Aquarianos (1)

Aquarianos (2)

Piscianos

Leoninos

Escorpianos

Taurinos

Geminianos

Virginianos

Sagitarianos

Capricornianos

Arietinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário